Evite o desperdício de água na época mais quente do ano
Em tempos de verão, a tendência é precisar de mais água. Não só para a hidratação do corpo, mas também para se refrescar do calor e manter as plantas e jardins protegidos dos efeitos do sol.
Por isso, confira 5 dicas práticas para economizar água nas áreas comuns do seu condomínio, evitando desperdício e otimizando as tarefas que precisam desse recurso natural.
1) Não regue demais as plantas e prefira o horário da noite
Ainda que o calor esteja forte, não é preciso regar as plantas mais vezes. Além de prejudicar a saúde da planta, você gastará água em excesso sem necessidade. O melhor horário é durante a noite ou nas primeiras horas da manhã: a redução da evaporação chega a 30%, dependendo da sua localização.
2) Aproveite a água da chuva
O verão também é conhecido por chuvas intensas e temporais. Se o seu condomínio ainda não possui uma estrutura montada para captar água da chuva, tente armazenar um volume em tonéis de plástico e mantê-los devidamente tampados depois de cheios. Assim, você pode economizar o uso de água na irrigação dos jardins por exemplo.
3) Não lave calçadas
Milhares de litros de água são desperdiçados a cada dia com esta prática desnecessária. A rua e a calçada não devem ser lavadas com a mangueira do seu prédio.
4) Atenção para os vazamentos
Verifique regularmente se há vazamentos de água nas estruturas do prédio. Inspecione torneiras e canos, pelo menos duas vezes por mês. Vazamentos geram um aumento considerável na conta de água do prédio.
5) Cubra a piscina
Usar uma lona ou capa para cobrir a piscina quando está fora de uso pode reduzir a evaporação de 30% a 50% e também isolar a água a partir de elementos exteriores, ajudando a manter uma temperatura constante.
Fonte: Condomínios Verdes.